Alimentos desintoxicantes

alimentos desintoxicantes

Salmão: Esse peixe é rico ômega 3, ômega 6 e ômega 9, todos nutrientes com poderosa ação anti-inflamatória. O ideal é ingerir peixe de três a cinco vezes por semana.

Frutas e Legumes: Além de terem uma digestão mais fácil, as frutas, legumes e verduras são ricas em vitaminas e minerais que atuam como antioxidantes. A quantidade diária para ingestão de frutas e legumes é de 3 a cinco porções.

Chá-verde: A bebida é rica em catequinas, substâncias que combatem a inflamação e os radicais livres. Pode ser ingerido várias vezes ao dia, desde que não ultrapasse o limite de um litro diário.

Gengibre: Devido à presença de duas substâncias chamadas cineol e gingerois, o gengibre é um perfeito anti-inflamatório, antioxidante e bactericida. Também é rico em vitamina B6, cobre, magnésio e potássio, todos nutrientes com propriedades anti-inflamatórias importantes. Pode ser ingerido cru, fatiado, ralado ou na forma de chás.

Alimentos integrais: Por serem ricos em fibras, os alimentos integrais atuam na melhora do funcionamento intestinal. Com o intestino funcionando melhor, o corpo aumenta a capacidade de excreção de toxinas por meio das fezes, potencializando a desinflamação.

Grãos: Além de possuir vitaminas e minerais, os grãos integrais em geral possuem amidos resistentes, isto é, fibras que não são digeridas e agem promovendo a aceleração do trânsito intestinal. Grãos como a quinua e linhaça também possuem ácidos graxos ômega 3, que são anti-inflamatórios. Você pode consumi-los em saladas, com frutas e até batidos com sucos.

Limão e Lima da Pérsia: Por possuir vitamina C, ácido cítrico e uma substância chamada d-limoneno, esses frutos estimulam o funcionamento do fígado e a expulsão das toxinas. Recomenda-se um copo de água com suco de meio limão em jejum, pela manhã, para limpar o organismo. No entanto, essa prática não é recomendada para quem tem úlceras ou gastrite, pois pode piorar o quadro.

Shitake: Esse tipo cogumelo é uma importante fonte de ácido pantotênico, uma das vitaminas do complexo B que atua como cofator de outras vitaminas (B1, B2, B3, B6 e biotina) e ajuda na formação de hormônios e neurotransmissores. Também é rico em oligoelementos que realizam uma limpeza no organismo. A necessidade diária do ácido pantotênico é de 5 miligramas, encontrados em 100 gramas de shitake.

Água de coco: Poderoso antioxidante, combate os radicais livres e tem um alto potencial hidratante, o que estimula o funcionamento dos rins. Contém uma composição de minerais que satisfaz as necessidades do organismo quando é necessária uma reidratação. Além disso, o coco também possui vitaminas A, B1, B2 e B5, que atuam na desinflamação.

Água: A maioria dos desequilíbrios orgânicos acontece no meio ácido. A ingestão de água pode ajudar a restabelecer o pH do organismo, sendo um elemento fundamental para a desintoxicação do corpo. A ingestão adequada de água também aumenta a diurese, facilitando a excreção de toxinas pela urina, além de ajudar no bom funcionamento do organismo como um todo.

Post relacionado:

Água – O Melhor Remédio!

Sobre Marcio Higa

Pós-graduado em Telecomunicações, Bacharel em Ciência da Computação e Técnico em Mecânica. Está terapeuta há 10 anos, com formação em Reflexologia(Podal e Auricular) pelo IOR, Crochetagem(Técnica de Fisioterapia Manual) e Manobras Articulares(Quiropraxia e Osteopatia) pela ABCroch, e Psicoterapia Reencarnacionista, na qual é Ministrante, Palestrante e Coordenador Nacional e de SP dos Grupos de RAD(Regressão À Distância) da ABPR. É fundador e proprietário do Instituto Sofia Higa, em São Paulo-SP, na Vila Prudente.
Esse post foi publicado em Saúde e Bem-Estar. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s