Medo ou Fraqueza?

medooufraquezaMedo é um sentimento que nos bloqueia antes mesmo de tomarmos qualquer atitude que nos cause dúvidas. É como se escutássemos uma voz dizendo: “Não faça isso senão irás se arrepender profundamente”! Se dermos ouvido a isto, com certeza ficaremos estáticos(sem ação). Caso contrário, se enfrentarmos com firmeza e convicção de que conseguiremos transpor tal obstáculo, com certeza dominaremos este “fantasma” e sairemos vitoriosos, com a sensação de alívio.

Fraqueza é como se fosse o oposto do medo. Na dúvida, esta vem como uma voz que nos incentiva a tomar determinada atitude: “Vai fundo que não acontecerá nada”! Se agirmos conforme o dito, daí sim,  iremos nos arrepender profundamente!

Eis a questão, como diferenciar se estamos sentindo medo ou fraqueza? Simples, é tomarmos a atitude, e ver qual sentimento resultou depois disto. Se for alívio, era medo. Exemplo: Um aluno tímido que precisa elaborar um seminário e expor aos colegas de classe e ao professor. Chega o dia da apresentação, obviamente, ficará nervoso, trêmulo, com taquicardia, e com a impressão de que cada segundo parece uma eternidade. Passado a “tortura”, se sentirá aliviado e com a sensação de dever cumprido! Caso for arrependimento, fraqueza. Vamos ao exemplo: Um indivíduo viciado em bebida alcoólica, que está se esforçando a parar de beber, vai a uma festa e promete a ele mesmo que beberá somente água mineral. Chegando lá, vê os garçons servindo bebidas diversas; whisky, vodka, cerveja, batida, caipirinha. Não resistindo a tentação, toma uma dose, com a convicção de que não lhe causará mal algum, afinal, é só uma! Depois foram 2,3,4,….Como terminou a festa para ele? Com a sensação de arrependimento, vergonha, fracasso, etc.

Moral da história: O medo, devemos enfrentá-lo; a fraqueza, fugir dela!

 

Anúncios

Sobre Marcio Higa

Pós-graduado em Telecomunicações, Bacharel em Ciência da Computação e Técnico em Mecânica. Está terapeuta há 10 anos, com formação em Reflexologia(Podal e Auricular) pelo IOR, Crochetagem(Técnica de Fisioterapia Manual) e Manobras Articulares(Quiropraxia e Osteopatia) pela ABCroch, e Psicoterapia Reencarnacionista, na qual é Ministrante, Palestrante e Coordenador Nacional e de SP dos Grupos de RAD(Regressão À Distância) da ABPR. É fundador e proprietário do Instituto Sofia Higa, em São Paulo-SP, na Vila Prudente.
Esse post foi publicado em Consciência e Poder. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s