Labirintite

labirintiteLabirintite é um distúrbio do ouvido que inclui irritação e inchaço, em razão de uma inflamação do labirinto, localizado no ouvido interno. Manifesta-se, em geral, depois dos 40, 50 anos, decorrente de alterações metabólicas e vestibulares. Níveis aumentados de colesterol, triglicérides e ácido úrico podem acarretar alterações dentro das artérias, que reduzem a quantidade de sangue circulando nas áreas do cérebro e do labirinto. Há muitas causas prováveis para a labirintite. Normalmente ocorre após uma infecção no ouvido(otite). Isso interfere no funcionamento, que inclui a capacidade de manter o equilíbrio. As seguintes situações aumentam o risco de labirintite:

-Envelhecimento

Diabetes

Hipertensão

-Traumatismos de cabeça e pescoço

-Infecções causadas por bactérias ou vírus

-Substâncias como nicotina, álcool, maconha, anticoncepcionais, cafeína, medicamentos como sedativos, tranquilizantes, antidepressivos, anti-inflamatórios, antibióticos, etc

-Erros alimentares

Alergias

-Anemias

Doenças do sistema nervoso central

Distúrbios psiquiátricos

-Fadiga

Um exame físico e neurológico completo deve ser realizado para diagnosticar a labirintite. Um exame do ouvido pode não revelar nenhum problema.

Os principais sintomas da labirintite são:

-Sensação anormal de movimento (vertigem)

-Dificuldade em focar os olhos porque se movem de modo involuntário

-Tontura

-Perda auditiva em um ouvido

-Perda de equilíbrio, como queda para um lado

-Náusea e vômitos

-Zumbido ou outros ruídos nos ouvidos

É importante lembrar que, quando em crise, a pessoa não deve se deitar, e sim ficar sentada, olhando para um ponto fixo na parede. Assim que a tontura melhorar, deve-se procurar um médico. É importante ressaltar ainda que labirintite não causa desmaios.

A melhor maneira de prevenção é evitar o consumo de cafeína, cigarro e álcool, não ficar em jejum por muito tempo, tomar muita água durante o dia e evitar sucos industrializados.

 

 

Anúncios

Sobre Marcio Higa

Pós-graduado em Telecomunicações, Bacharel em Ciência da Computação e Técnico em Mecânica. Está terapeuta há 10 anos, com formação em Reflexologia(Podal e Auricular) pelo IOR, Crochetagem(Técnica de Fisioterapia Manual) e Manobras Articulares(Quiropraxia e Osteopatia) pela ABCroch, e Psicoterapia Reencarnacionista, na qual é Ministrante, Palestrante e Coordenador Nacional e de SP dos Grupos de RAD(Regressão À Distância) da ABPR. É fundador e proprietário do Instituto Sofia Higa, em São Paulo-SP, na Vila Prudente.
Esse post foi publicado em Saúde e Bem-Estar. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s